O cessar-fogo limitado na Ucrânia
Emanuelly Cristina de Siqueira
3/23/20252 min ler


No entanto, o presidente russo rejeitou um acordo de cessar-fogo completo proposto pela equipe de Trump, que já havia sido apoiado pela Ucrânia.
Putin estabeleceu como condição para uma trégua mais ampla o fim do fornecimento de armas e da cooperação em inteligência de outros países para a Ucrânia. Essas exigências já haviam sido descartadas por aliados europeus de Kiev. E segundo o Kremlin, os presidentes tiveram uma "troca franca de opiniões" e concordaram em manter contato.
É um desafio bastante complexo. Putin já afirmou que, apesar de apoiar um acordo, diversos detalhes precisam ser esclarecidos antes. O líder russo enumerou em 13 de março as questões que deseja ver respondidas: “Como esses 30 dias serão utilizados? Para a Ucrânia se mobilizar? Rearmar? Treinar pessoas? Ou nada disso? Então, uma questão — como isso será monitorado? Quem dará a ordem para encerrar os combates? A que custo? Quem decide quem violou qualquer possível trégua? Todas essas perguntas exigem um trabalho minucioso de ambas as partes”, completou o presidente russo.
Trump tem insistido para que Putin aceite uma trégua de 30 dias proposta pelos EUA, já endossada pela Ucrânia como um passo rumo a um acordo de paz definitivo, visando encerrar o maior conflito europeu desde a Segunda Guerra Mundial. O confronto já resultou em centenas de milhares de mortos e feridos, deslocou milhões de pessoas e transformou cidades inteiras em ruínas.
Putin, cujas tropas invadiram a Ucrânia em fevereiro de 2022, declarou que, em tese, apoia a proposta americana de cessar-fogo. No entanto, ele afirmou que as operações militares continuariam até que questões fundamentais fossem resolvidas.
O líder dos Estados Unidos, Donald Trump, realizou uma ligação com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, no dia 18/03 para tratar do término do conflito na Ucrânia. De acordo com o Kremlin, Putin aceitou interromper os ataques a infraestruturas energéticas ucranianas por um período de 30 dias, após o diálogo com Trump.